Utilizando-se de uma série de imagens e recursos audiovisuais, a Oficina O CORPO HUMANO NA ARTE: Como (e por que) desenhar? pretende socializar as técnicas do desenho tradicional com modelo vivo e analisar a importância desta prática nos dias atuais. Em um ambiente saturado de gadgets, imagens virtuais e fotografias, que função pode ter o desenho de observação, uma vez que o discurso que a própria arte vem mantendo é o de afastamento da figuração? Nos três encontros da Oficina, todos com modelo vivo, tentaremos responder esta questão, apresentando uma seleção de artistas contemporâneos que têm abordado o realismo e a figura humana como temática central em sua produção.
Janeiro, 15,16 e 17
15h às 19 horas
CONSERVATÓRIO BELAS ARTES
Joinville| SC
Objetivos
A Oficina objetiva o aprimoramento técnico dos participantes, bem como a qualificação de seu repertório estético. Através da reflexão operada pela sensibilização do olhar, o desenhista pode orientar sua criatividade numa produção independente mais profunda e plural.
Metodologia:
Com poses de modelo vivo em todos os encontros, a Oficina é também enriquecida com uma parte teórica. Nesta, haverá apresentação de lições em vídeo, simulações computadorizadas dos conteúdos, softwares 3D em projeção; análise de obras como referência e demonstração da aplicação das técnicas.
Conteúdos Abordados
– Anatomia Artística
– Técnicas tradicionais do Desenho de Figura Humana
– Teoria de Sombra e luz
– Tópicos de Estética e História da Arte
– Elementos da linguagem visual
– Análise e usos dos materiais expressivos (técnicas secas: carvão e grafite)
foto da capa | FILIPE CONDE